
Andragogia aplicada na gestão de equipes hospitalares
- Posted by Renan Alves
- On agosto 6, 2020
- 0 Comments
- boas práticas, equipe hospitalar, gestão hospitalar, Liderança
Na gestão de pessoas, sobretudo ao comandar equipes hospitalares, os gestores podem enfrentar diferentes desafios. Mas, encontrar respostas positivas para estas adversidades é possível, é isso que viemos te mostrar hoje. O fato é que ao gerir pessoas é preciso estar preparado para adaptações na maneira de lidar com elas, utilizando estratégias como desenvolvimento, feedbacks e reconhecimento.
Mas você já utilizou uma nova abordagem para conseguir resultados diferentes?
Por isso, destacamos neste conteúdo como utilizar a andragogia a favor do seu time, com o foco em resultados positivos.
Mas o que é andragogia?
A andragogia é uma metodologia desenvolvida pelo educador alemão Alexander Kapp, em 1833, através de um estudo proposto em seu livro “Platon’s Erziehungslehre” (Ideias Educacionais de Platão).
O conceito inicial deste estudo é de aprimorar a educação para adultos, através a capacitação dos professores, já que as diferenças entre o ensino para crianças e para adultos são enormes por diversos fatores culturais.
Anos mais tarde, mais exatamente em 1970, o norte-americano Malcolm Knowles também educador de adultos, lançou o livro “The modern practice of adult education” (A prática moderna da educação de adultos).
Em seu livro, Malcolm Knowles fala da educação de adultos e também trouxe os conceitos de andragogia que mais se aproximam dos utilizados nos dias de hoje no mundo corporativo.
“Se alguém rir dos idosos porque estão buscando professores, devemos defendê-los citando Homero, que disse que ‘a vergonha do faminto não é boa para ninguém’, porque a melhor educação é o que torna-os melhores seres humanos e jamais deve ser subvalorizada.”
Malcolm Knowles
Os 6 pilares da andragogia
Professores, treinadores, mentores… todos eles têm o desafio de reter a atenção dos seus ouvintes por um longo período de tempo até entregar a mensagem necessária. Porém, encontram diversos concorrentes até chegar neste objetivo, os smarthphones, o ritmo acelerado de um profissional, uma caixa de e-mail que precisa da sua atenção, enfim… são diversos fatores que contribuem para tirar o foco do seu ouvinte.
Por sua vez, os pilares da andragogia tem o objetivo nortear para o mentor o melhor caminho para percorrer até alcançar o objetivo de entregar uma mensagem.
Esses pilares, são os seguintes:
Prontidão para aprender
Neste pilar, um educador precisa compreender seu papel em auxiliar um ouvinte a explorar métodos para enfrentar os desafios da rotina, focando no momento de ensino.
Necessidade de saber
Para adultos podem existir uma barreira ao aprender algo novo, principalmente quando não conseguem enxergar uma aplicação prática para esse novo conhecimento.
Aqui o papel do educador é de esclarecer onde, e como serão aplicados estes conhecimentos.
Orientação para aprendizagem
Neste pilar o educador tem como desafio pautar o ensino com foco nos resultados.
Autoconceito do aprendiz
Como esta metodologia é direcionada para o ensino de adultos aqui é levado em consideração a autonomia dos alunos em realizarem suas escolhas sem a interferência de terceiros, o que não aconteceria no caso de crianças e adolescentes.
Motivação e aprendizagem
Trata-se basicamente de explorar os ganhos e benefícios que um aluno terá ao manter o foco no estudo, como por exemplo o crescimento profissional.
Experiências
É neste pilar que o educador é orientado a utilizar das experiências anteriores dos alunos para ilustrar o aprendizado.
Confira no vídeo abaixo uma explicação detalhada sobre os seis pilares da andragogia:
Fonte: Profº Wagner Cassimiro – Canal Espresso3
Os Benefícios da Andragogia
Conforme você já leu até aqui, a andragogia serve de bússola para mentores dispostos a desenvolver pessoa e equipes, facilitando um bom relacionamento entre um aluno e o conteúdo aplicado, trazendo aproximação.
Outra vertente possível de ser explorada é utilizar a andragogia na gestão de pessoas. Por mais que esta técnica não seja necessariamente voltada para esta área, um bom gestor que souber administrá-la bem pode garantir bons resultados.
Quando pensamos no mercado corporativo é possível listar os benefícios da andragogia para as instituições:
- Assertividade em treinamentos; (ganho em tempo)
- Qualificação de equipes;
- Desenvolvimento pessoal dos colaboradores;
- Facilidade na gestão de pessoas;
- Aumento na performance.
Quando um mentor começa a pensar mais em quem irá receber uma mensagem, do que na própria mensagem em si, fica notório o engajamento dos envolvidos nos processos de aprendizagem.
Andragogia na Saúde
A atualização contínua dos processos internos de um hospital pode ser comum, principalmente se este hospital está sempre em busca de avanços nos seus processos.Mas, para que a atualização de processos surta efeitos positivos dentro de uma instituição, é necessário investir em capacitação dos profissionais envolvidos. Talvez, aí esteja um tipo de barreira que pode travar este processo. Os motivos podem ser:
- Falta de tempo para realocar colaboradores para treinamento;
- Ausência de investimento financeiro;
- Baixa adesão dos programas internos de capacitação profissional;
- Desmotivação das equipes;
- Entre outros.
Neste caso, investir na metodologia de andragogia pode ser uma opção válida. Este pode ser, por exemplo, o ponta pé inicial para motivar equipes, afinal um instrutor bem orientado e motivado na direção certa pode aplicar um treinamento de sucesso.
Mas engana-se quem acredita que os pilares da andragogia podem ser aplicados somente dentro de uma sala de treinamento, como já falamos por aqui, o gestor pode usar essas técnicas com sua equipe no dia a dia.
Andragogia para Gestão de Equipes Hospitalares
Um bom gestor não tem seu foco somente nos números. Ele também preza pela satisfação da sua equipe e pode aplicar as técnicas de andragogia dentro de um departamento.
Afinal, despertar em um colaborador uma experiência que ele já possui para desenvolver melhor suas atividades é um dos pilares da andragogia que pode ser explorado por gestores de equipes.
Outro pilar que pode ser usado a seu favor é a “aplicação de aprendizagem” por exemplo: ao implementar uma nova demanda no setor de faturamento, demonstrar na prática sua importância para todo o processo hospitalar torna visualmente possível sua aplicação.
Se interessou por este assunto?
Quer turbinar sua gestão?
Para ter uma equipe performando bem e conseguir bons resultados, leia mais sobre o assunto neste artigo que destacamos para você:
0 Comments