Como Aplicar a Tabela Simpro na Gestão Hospitalar
- Posted by Wellington Sousa
- On maio 9, 2023
- 0 Comments
A Tabela Simpro é um balizador importante com valores de referência para as negociações com operadoras de saúde e conhecê-la é uma etapa importante da gestão hospitalar e do faturamento hospitalar. Saiba como aplicar a Tabela Simpro na Gestão Hospitalar.
Como funciona a Tabela Simpro?
Como consultar a Tabela Simpro?
Antes de entender como aplicar a Tabela Simpro de forma eficiente no faturamento hospitalar, vamos revisar algumas nomenclaturas:
• Tabela Simpro = Referencial de códigos e valores de medicamentos, materiais e procedimentos hospitalares.
• Tabela TUSS = Terminologia Unificada da Saúde Suplementar, uma padronização de nomenclaturas (consulte a Tabela TUSS proposta pela ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar)
• Padrão TISS = Troca de Informação em Saúde Suplementar, um modelo padronizado de comunicação entre operadoras e prestadores de saúde.
Então, seguimos para um exemplo com um modelo de faturamento hospitalar simples, após todo o processo de atendimento hospitalar de um paciente;
- Tendo em mãos o prontuário devidamente preenchido e todas as autorizações do plano de saúde do paciente, é hora de gerar a Guia de Faturamento;
- O faturista realiza a consulta na Tabela Simpro dos procedimentos realizados pelo paciente;
- Todos os procedimentos e insumos utilizados são listados na Guia de Faturamento através do código TUSS;
- São conferidos os valores praticados pela Tabela Simpro;
- Após realizados os cálculos e fechado o faturamento, a Guia de Faturamento é incluída em um Lote de Faturamento que contém todas as guias de faturamento de um período específico;
- Posteriormente, este lote de faturamento criado no Padrão TISS é transmitido para operadora de saúde para realização de cobrança;
Este é apenas o trecho de uma das etapas de um faturamento hospitalar, caso você queira revisar seu processo de faturamento, baixe agora gratuitamente o Guia Completo de Faturamento Hospitalar.
E para melhorar a visualização deste processo veja na imagem a seguir um modelo simples de faturamento que utiliza a Tabela Simpro.

Faturamento baseado em valorização
A grande maioria das tabelas adotadas pelo Mercado Financeiro Hospitalar trabalham com Método de Valorização, que pode se dar por diversas formas como, por exemplo:
- Valorização de Tempo de execução de procedimento;
- Intervalo de tempo para administração de medicamentos;
- Período de internação;
- Cobranças proporcionais de cada profissional envolvido no processo hospitalar.
Essas valorizações precisam ser observadas e calculadas com máxima atenção e critério, pois são decisivas, podendo alterar até 70% o valor final de um faturamento hospitalar.
Agora que você já aprendeu como aplicar a Tabela Simpro na Gestão Hospitalar e como isso é determinante para o mercado e sabe como os profissionais de faturamento trabalham com ela, é hora de colocar em prática seus conhecimentos.
Existe também outra tabela bastante utilizada no mercado financeiro hospitalar, que serve de base para muitos contratos de prestação de serviço: a tabela Brasíndice.
Alguma dúvida sobre como aplicar a Tabela Simpro no Faturamento Hospitalar? Qual tabela de referência você utiliza no seu trabalho?
Comenta aqui embaixo.
0 Comments