Como o Hospital Adventista de Manaus reduziu em 66% seu índice de glosas

A equipe de faturamento do Hospital Adventista de Manaus (HAM) enfrentava problemas com glosas que afetavam diretamente a receita do hospital. E pior: não tinha noção do impacto delas.

A morosidade no ciclo da gestão somada à escassez de dados e o excesso de trabalho manual deixava a equipe menos produtiva. Para sanar estes problemas e ter mais produtividade, o hospital adotou o Zero Glosa. E os efeitos foram surpreendentes:

  • 90% das glosas represadas recursadas em tempo hábil.
  • Diminuição do time de recurso de glosas em 50%
  • Recuperação de 50% dos valores recursados
  • Diminuição em 66% do índice glosas

Neste artigo, você vai entender como estes resultados incríveis foram atingidos. Continue conosco.

O Hospital Adventista de Manaus

Assim como a gente, a história do Hospital Adventista de Manaus (HAM) tem como ponto de partida o pioneirismo. Os primeiros passos foram dados em 1931 pelo casal norte-americano Leo Halliwell e Jessie Rowley que levavam serviços assistenciais e espirituais à população ribeirinha da região amazônica.

Com o tempo, o espírito empreendedor do casal ganhou forma e endereço: foi inaugurada, em 25 de abril de 1976, a Clínica Adventista de Manaus. A equipe era composta, sobretudo, por médicos missionários. No entanto, a demanda pelos serviços só crescia e, por isso, foi necessário que os administradores buscassem uma área maior, em 1989. Trocou também de perfil: passou de clínica a hospital.

Hoje, o Hospital Adventista de Manaus situa-se no Distrito Industrial da capital amazonense e já oferece atendimento em 39 especialidades médicas e mais de 60 tipos de exames!

Já dá pra imaginar o tamanho do desafio que a equipe de faturamento deve enfrentar todos os dias, né?

Problemas do hospital

Apesar de o hospital ter atingido esse porte gigante, a equipe de faturamento tinha a missão de gerir manualmente o ciclo de recebíveis.

Identificar o impacto das glosas de cada convênio para o hospital era um desafio. Aliás, são milhares de dados acumulados que podem embaralhar a cabeça de qualquer faturista.

Isso, por sua vez, gerava um problema delicado para a rotina da equipe: já que não havia uma estimativa precisa de glosas geradas, as negociações entre os convênios eram prejudicadas.

Apesar de haver colaboradores responsáveis respectivamente pela cobrança, conciliação e recursos de glosas, a equipe não conseguia apontar com precisão os itens glosados e, por isso, não conseguia reembolsar todos os valores recursados.

Além do mais, demorava cerca de 45 dias para que os recursos fossem apresentados, isso porque o imenso volume de dados requer cautela durante o processo de apuração manual.

Com essa demora, por vezes perdiam também os prazos.

Tudo isso gerava estresse, perda de tempo e prejuízos durante o processo de faturamento das contas hospitalares.

Além disso, com todo esse trabalho manual e moroso, ficava difícil para Walney Jacinto, responsável pela Conciliação de Contas e Análise de Glosas do HAM, acompanhar a performance de cada um do time, uma vez que não sobrava tempo e não havia parâmetros definidos para tal avaliação.

À época, o índice inicial de glosas sobre o faturamento do hospital era de 6%. Isto é, 6% da receita do hospital sendo desperdiçada mês a mês. Imagine só o quanto de dinheiro foi perdido ao longo dos anos.

A solução

Ao implementar o Zero Glosa, a rotina da empresa mudou completamente. Logo de início, a equipe se viu munida de vários indicadores de medição de glosas por:

  • motivos
  • produtos
  • executantes
  • produtividade de cada médico; dentre outros.

Diante disso, com o tempo o HAM saiu de um glosa inicial de 6% para 2% do faturamento total do hospital.


Além disso, graças ao Zero Glosa eles conseguiram recursar em tempo hábil 90% das glosas represadas.

Junto a isso se soma a recuperação de 50% do valor dos recursos apresentados às operadoras, conforme os respectivos contratos com o hospital.

O tempo para recursar glosas também caiu significativamente: de 45 para 30 dias, agora sem perder qualquer prazo.

O Zero glosa é muito intuitivo, conseguimos usar as ferramentas com facilidade e passar isso para novos colaboradores – Walney  Jacinto, Conciliação de Contas e Análise de Glosas

Walney Jacinto, Conciliação de Contas e Análise de Glosas

Os benefícios trazidos pelo Zero Glosa resultou em mais facilidade para liderar uma equipe pequena, cada vez mais produtiva e ciente de cada aspecto de sua performance.

Com base nos dados do software, foi possível mensurar como cada um do time vinha acompanhando sua carteira de convênio, além de medir o quanto cada recurso apresentado por colaborador resultava em recuperação do valor que estava represado nas operadoras.

O Zero Glosa oferece muito mais que números!

Agora, a equipe do HAM possui relatórios de Business Intelligence com indicadores completos sobre o padrão de glosas de cada convênio. E, com base neles, decisões estratégicas foram tomadas.

Ou seja, o Zero Glosa não só corrigiu problemas de faturação, mas também serviu para guiar decisões importantes para o futuro do HAM.

Resultados alcançados

Os principais impactos dessa parceria foram:

  • Controle de forma efetiva os índices de glosas
  • Redução do custo operacional da gestão de glosas
  • Apoio na tomada de decisões estratégicas
  • Agilidade e eficiência

Outra mudança comportamental no dia a dia do hospital foi que, depois da adoção do Zero Glosa, o HAM passou a fazer visitas periódicas às operadoras conveniadas. Tais visitas eram efetivas porque eles conseguiam apresentar indicadores precisos e seguros.

É a aplicação da famosa máxima: contra números não há argumentos. Com isso, ganhavam não em passivos recuperados, mas também em agilidade.

“Com a entrada do zero glosa, tivemos acesso a informações precisas e erros que cometíamos. Assim, podemos corrigi-los sem precisar ouvir do convênio, e vice-versa, o que melhorou bastante as negociações entre ambas as partes” disse Walney  Jacinto, Conciliação de Contas e Análise de Glosas.

Sobre a ZG Soluções

Oferecemos soluções que dão um verdadeiro salto na gestão do ciclo de recebíveis dos nossos clientes.

Estamos sempre desenvolvendo novos produtos e aperfeiçoando nossos serviços para superar as expectativas de nossos parceiros.  Aliás, temos um time bastante enérgico e apaixonado pelo o que faz. 

Esses foram os resultados do HAM! Quer saber sobre o que podemos fazer para o seu hospital? Entre em contato! Garanto que podemos te ajudar também.