Faturamento Hospitalar e Home Office: como ser produtivo

faturamento hospitalar e home officeSe viu em um cenário no qual precisa realizar parte do faturamento hospitalar em home office?

Essa modalidade de trabalho tem sido a solução que muitas instituições adotaram em caráter emergencial para atender as recomendações de prevenção ao coronavírus.

O governo determinou o isolamento social dos cidadãos para prevenir o contágio do vírus COVID-19, exceto para as unidade de saúde, farmácias e supermercados.

Porém sabemos que existem demandas que não podem ser acumuladas, uma delas é o setor financeiro hospitalar, que faz parte do processo hospitalar. Afinal, destravar essa etapa garante o atendimento de pacientes especialmente neste período de pandemia.

Como a ordem nestes dias tem sido ficar em casa e evitar aglomerações, os hospitais e clínicas que mantém suas atividades estão reduzindo ao máximo o número de colaboradores que vão as unidades de saúde, especialmente os setores administrativos.

Demanda de faturamento hospitalar home office

Talvez o home office seja a solução para evitar o acúmulo de trabalho e garantir que as demandas sejam entregues no prazo estabelecido. Dessa forma é possível evitar o desencadeamento de vários problemas.

E com isso surge uma necessidade de realocar parte dos colaboradores para executar suas atividades em trabalho remoto.

Se você está diante desta realidade e esse é um território novo, ou simplesmente busca soluções para aperfeiçoar seu trabalho home office, listamos algumas estratégias para manter sua produtividade trabalhando de casa.

Vamos conferir?

30 dicas para realizar faturamento hospitalar no home office:

Estou trabalhando de casa e agora?

Elencamos as principais dicas para que você não perca a produtividade ao executar suas demandas com maestria.

Validação

Verifique com seu gestor a necessidade da realização do trabalho home office

Por mais que muitas pessoas vejam os benefícios de se trabalhar em casa este é um processo que requer muita responsabilidade e disciplina, você de fato está preparado para isso?

Se realmente não for necessário o ideal é que juntos vocês pensem em outras estratégias.

Planejamento de atividades

Alinhe com seu gestor quais serão as demandas que você realizará de casa. No caso do faturamento via home office, certifique-se de que terá acesso aos sistemas necessários fora da empresa.

Ademais, garanta que você terá sempre a mão as ferramentas necessárias para executar seu trabalho.

Atente-se aos processos que podem ser remotos e os que não. Existem atividades que demandam documentos físicos que não podem ser retirados da empresa como por exemplo laudos, autorizações, etc.

 

Preparando o ambiente

Tudo certo! Você validou com a empresa é de fato você realizará suas atividades home office, agora vamos preparar o ambiente para esse novo desafio.

Comunique os moradores da casa

Este será um novo modelo de trabalho, as pessoas que moram com você também precisarão adaptar à nova rotina da casa. Muita coisa pode mudar por lá, então é importante que todos estejam cientes.

Determine um local para seu home office

Esse será seu local de trabalho, e não é porque está dentro da sua casa que não precisa ter cara de escritório, aproveite essa oportunidade para construir um cantinho que tenha sua cara.

Mas vamos com calma, mais adiante falaremos sobre personalização do ambiente, por enquanto você só precisa definir um cômodo ou reservar um espaço exclusivo para trabalhar dentro da sua casa.

Critérios para escolha de espaço do meu home office

Como esse será um local que você passará grande parte do dia seja criterioso em definir onde será seu home office. Veja só algumas dicas:

Escolha um local afastado das áreas de maior circulação da casa

Nada de colocar uma mesa no meio da sala, da cozinha ou área de serviço, a circulação de pessoas certamente irá retirar sua atenção do trabalho.

Este local precisa ter uma boa iluminação

Prefira locais com luz natural, use a luz do sol a seu favor, geralmente não temos tanta iluminação natural nas empresas por conta das persianas e cortinas.

Dê preferência a locais próximos a janelas

Locais com uma boa ventilação te ajudará até na economia de energia com ar condicionado e ventiladores.

Escolha a parte mais silenciosa da casa

Vá para o lado oposto da maior concentração de barulho da casa, se você tiver um cômodo independente da casa será melhor ainda.

Portas bem vedadas serão essenciais para realizar reuniões por vídeo conferência ou chamadas telefônicas. E tem mais o silêncio te ajudará na concentração.

 

Mobília e maquinário

Agora que escolhemos o local perfeito para instalar seu ambiente de trabalho, vamos pensar no que colocar nele.

Mesa e cadeira

Provavelmente a sua empresa segue a Norma Regulamentadora de Ergonomia a NR 17 que determina as medidas da cadeira e mesas ideais para proporcionar condições de trabalhos que não afete a saúde do trabalhador.

Adote também a NR17 no seu home office, afinal este é seu novo local de trabalho.

Se possível, evite improvisar! A mesa e cadeiras da cozinha não são ideias para passar o dia inteiro sentados trabalhando, invista em uma mobília que atenda sua necessidade.

Verifique se será necessário armários ou gavetas de apoio elas te ajudarão a manter tudo organizado.

Determine um computador exclusivo

Não queremos ter que para o trabalho meio do dia pois nosso filho precisa fazer uma atividade escolar, muito menos correr o risco de perder os arquivos quando emprestamos o computador para a criança da casa brincar no fim do dia.

Só de pensar em vírus corrompendo os arquivos já dá um desespero.

Por isso separe um computador de uso exclusivo para trabalho e preserve-o lá estão informações importantes que precisam ser resguardadas.

E tenha cuidado com os equipamentos da empresa, não empreste e evite o uso para fins pessoais.

Equipamentos de apoio

Você precisará de impressora? Scanner? Telefone? Tenha onde colocá-los, inclusive, isso deve ser considerado ao definir um local para trabalho.

 

Infraestrutura

Conexão de internet

Certifique-se de que sua velocidade de conexão à internet atenderá sua demanda, outro fator é a utilização de VPNs para proteger a conexão. Este tópico é importante para garantir a proteção dos dados do seu local de trabalho.

Se possível prefira a conexão cabeada isso aumentará a velocidade de navegação em casos de internet com velocidade reduzida.

Pontos de energia

Nada de fios soltos pelo seu local de trabalho, se for necessário instale tomadas para ligar seus equipamentos. Improvisar nesta etapa pode comprometer toda e execução das suas atividades.

Atente-se aos equipamentos que tem voltagens elétricas específicas, alguns aparelhos operam em 110v e outros em 220v.

Opte por um ambiente clean

Escolha um local da sua casa com o menor número de itens decorativos possíveis, depósitos com muitas caixas também podem tirar sua atenção.

O ideal é que você deixe o local mais profissional possível, isso também te ajudar a manter o foco!

Fuja do home office dentro do quarto

Estabelecer a separação entre esses ambientes é essencial para dividir vida pessoal de profissional, será mais fácil encerrar seu expediente e deixar o trabalho de lado para descansar se seu home office for em outro cômodo da casa.

Além de diminuir as chances de acidentes com seus materiais de trabalho se for separado do seu quarto.

Se isso não for possível, lembre-se de desligar os equipamentos e ter um momento de descanso antes de dormir.

Personalize seu ambiente

Esse local de trabalho é só seu, portanto deixe-o com sua cara, use cores que você goste, plantas, móveis, etc.

Organização e planejamento

Agora que já decidimos o local, os móveis adequados e instalamos os equipamentos, é hora de colocar a mão na massa.

Logo, vou deixar duas dicas que servirão como um mantra para que você atinja o sucesso trabalhando de casa:

Disciplina

Assim como na empresa, estabeleça horários para início e fim da sua jornada diária de trabalho. O ideal é que você faça pausas durante o dia e em hipótese alguma faça suas refeições enquanto trabalha.

Nesse período você não terá uma supervisão presencial, por isso estabeleça metas e trabalhe para cumpri-las, isso certamente te ajudará a ver seu desempenho.

Organização

Lembra que falamos sobre verificar se há necessidade de instalar gavetas? Então, isso é porque elas te ajudarão a organizar o espaço físico.

Agora para organizar suas demandas faça check list das suas principais atividades do dia, dessa maneira será mais fácil não deixar nada para trás.

 

Executando tarefas

Na maioria dos trabalhos home office você será cobrado por demandas executadas, então programa-se para entregar tudo dentro do prazo e não perder o ritmo de trabalho.

Cronograma

Defina como será seu dia, estabeleça um horário para almoço e intervalos intercalados. Não emende um compromisso no outro.

Determine como prioridade nas primeiras horas do dia as demandas a serem entregues naquele dia.

Deixe o início da tarde para resolver problemas que aparecerem durante o dia. Você também pode usar este período para marcar reuniões, para que assim ao fim da tarde você consiga trabalhar no que foi alinhado nas reuniões.

Estabeleça metas

Não é porque você está trabalhando da sua casa que você tem mais tempo livre, por mais que as pessoas te peçam inúmeras demandas evite se sobrecarregar de trabalho ou então negocie prazos, senão você acabará caindo nas noites em claro trabalhando.

É melhor executar poucas demandas com qualidade do que um amontoado de coisas que geram retrabalho.

Isso vale para suas metas pessoais também. Conheça suas limitações e não as ultrapasse, caso não tenha certeza de que conseguirá manter o padrão de qualidade converse com seu gestor.

 

Trabalho em grupo

Se você vai desenvolver um trabalho em equipe, certamente você precisará realizar algumas ações.

Uma dica para executar as estratégias é utilizar a tecnologia a seu favor, faça vídeos chamadas para reuniões, use agendas online para compromissos, enfim verifique o que será útil para exercer suas demandas.

Reporte ao seu líder

Não é porque você não está trabalhando no mesmo espaço físico que seu gestor que você não deve informá-lo sobre os acontecimentos do dia, deixe-o sempre informado.

Uma dica é enviar ao final da jornada de trabalho um checklist das demandas realizadas ao longo do dia, assim fica visualmente perceptível tudo que você produziu.

Esteja sempre disponível

Se você trabalha em equipe sabe a importância que é manter a comunicação com os demais membros da equipe, então esteja sempre disponível para tirar dúvidas e auxiliar seus colegas de trabalho.

Para isso utilize dos meios de comunicação oficiais da sua empresa, seja um chat corporativo, e-mail, telefone.

Mais cuidado! As ferramentas de comunicação corporativas devem restringir somente a assuntos de trabalho.

Peça ajuda

Está executando uma demanda nova? Se esqueceu de algo?

Tudo bem, peça ajuda aos seus colegas de trabalho, não fique preso em uma tarefa por timidez ou insistência em querer fazer sozinho.

Assim como você estará disponível para ajudar seu time, certamente eles também te ajudarão.

Faça/Participe das reuniões

Manter o mesmo engajamento entre equipes trabalhando home office de fato é um desafio, porém você pode vencê-lo!

Quando um time tem a mesma linguagem e caminha junto é bem difícil que tenham problemas com comunicação.

Por isso esteja sempre presente nas reuniões, seja por áudio-conferência ou até mesmo presenciais, certamente isso te ajudará a compreender os objetivos da empresa.

Desprenda-se das atividades que depende de outras pessoas

Lembra que falamos sobre pedir ajuda? Então se por algum motivo sua demanda dependa diretamente de uma pessoa a qual você não está conseguindo contato tente outra abordagem, uma ligação por exemplo.

Mas antes verifique a agenda desta pessoa, pode ser que ela esteja uma reunião importante. Está vendo a importância de manter sua agenda sempre atualizada?

O mais importante é deixar em stand-by a atividade que está pausada e parta para outra demanda.

Lidando com problemas

Se você já estabeleceu um fluxo de trabalho home office, traçou metas e determinou estratégias, mas ainda assim está enfrentando problemas, listamos algumas dicas de como se livrar deles.

Controle o ambiente interno

Se controlar o barulho causado pelos vizinhos é um problema, controlar o barulho dentro da sua casa é mais fácil.

Se for necessário fixe lembretes na porta do seu home office como “em ligação”, “não perturbe” isso orienta os moradores da casa a não te incomodarem.

Situações esporádicas

Conheça escritórios virtuais

Precisa de tempo para terminar uma demanda importante ou simplesmente quer mais profissionalismo em seu home office?

Existem empresas especializada oferecer o serviço de secretariado remoto, agendamento de reuniões, atendimento de chamadas, respostas de e-mail simples… então essa pode ser uma opção.

Por fim a principal dica para seus dias de faturamento hospitalar em home office é: aproveite esta oportunidade para mostrar profissionalismo e proatividade certamente isso contará muitos pontos a seu favor.

E, se você é gestor e se vê em um cenário que precisará gerir uma equipe remotamente separamos um conteúdo que te ajudará a extrair o melhor a sua equipe dentro e fora da empresa confira agora.