5 lições que a pandemia trouxe para gestores hospitalares

lições que a pandemia trouxe

Caro leitor, antes de iniciar este post onde listamos as lições que a pandemia trouxe, queremos ressaltar que a pandemia do Coronavírus ainda não acabou!

Antes de tudo, nossos parceiros da área da saúde, seja na linha de frente, ou no backstage da administração hospitalar trabalham incansavelmente para garantir atendimento médico a todos que precisam.

Por isso, continue cuidando de você e das pessoas ao seu redor.

Por fim, nosso objetivo aqui é fazer um overview desse período de pandemia, e como isso impactou na forma que realizamos nossas atividades.

Dito isso, vamos lá?

 

Aprendizagem e lições que a pandemia nos trouxe

Desde o primeiro caso de Coronavírus no Brasil, até de fato as primeiras medidas a serem tomadas, os próximos passos eram incertos.

Se pensarmos que em março de 2020 você não dominava metade das ferramentas de domina hoje, é gratificante não é mesmo?

Por isso, listamos 5 lições que a pandemia pôde ter trago para profissionais da gestão hospitalar e você nem se deu conta.

 

1ª Lição: Aprendemos que nossa casa pode ser a extensão do escritório!

Se antes passávamos horas dentro de um escritório, com o isolamento social veio o home office e nos mostrou que trabalhar em casa pode sim ter suas vantagens.

O domínio de tecnologias para o trabalho de forma remota foi o maior ganho, as inúmeras reuniões online, o registro e prestação de conta das atividades realizadas e até a colaboração no trabalho de forma virtual ganharam cada vez mais espaço.

Algumas pessoas tiveram que lutar com as diversas distrações de suas casas, mas no fim das contas grande parte delas se mostraram produtivas mesmo com o trabalho em home office.

Logo, garantir a produtividade neste modelo de trabalho também foi um desafio para gestores, inclusive falamos deste assunto por aqui, se você perdeu acesse agora o “Manual do Gestor: Produtividade no Faturamento Hospitalar”.

 

2ª lição: A tecnologia está a nosso favor

Ainda falando sobre tecnologia, ela foi uma das estrelas durante a pandemia. Para a linha de frente conhecemos ainda mais a Telemedicina, que já era utilizada em alguns hospitais.

Para a gestão hospitalar as soluções de automação, como por exemplo o envio de XML automatizado, garantiu o atendimento da crescente demanda nas unidades de saúde.

Na rotina dos profissionais, os softwares de gestão online; plataformas de vídeos conferência; drives compartilhados, nos mostraram como a tecnologia pode ser nossa aliada em diversas situações.

 

3ª lição: Aprendemos a dar atenção a nossa saúde emocional no trabalho

A máxima de que por trás de todo CNPJ existe um CPF se encaixa perfeitamente aqui!

Mesmo tendo que lidar com um turbilhão de coisas acontecendo mundo afora, as mudanças no ambiente de trabalho, redescobrindo e reaprendendo como executar ações que antes dominávamos.

Tivemos que pausar, e dar atenção a nossa saúde emocional, para garantir que nossas experiências de fato estavam sendo positivas.

Neste papel diversas organizações apoiaram seus colaboradores garantindo o apoio psicológico aos seus profissionais. 

 

4ª lição: Nos tornamos expert em assuntos tributários

Uma das medidas tomadas para minimizar os impactos da crise, foi a flexibilização que algumas empresas tiveram para efetuar o pagamento de alguns impostos e tributos.

E isso impactou até quem não está ligado diretamente a esta área, nos levando a realizar algum tipo de estudo para obtermos conhecimentos mínimos destes novos processos.

De certa forma este conhecimento não será desperdiçado, que inclusive se estende a outros temas, como já citamos aqui:

  • O uso de tecnologias;
  • Métodos;
  • Estratégias de trabalho remoto;
  • E uma série de outras áreas que tivemos que dominar. 

 

5ª lição: Planejamento, essa é a chave!

Contudo, parece meio irônico falar em planejamento durante um período onde tudo foi incerto, e os planos de muitos precisaram ser revistos.

Mas quem não se pegou fazendo planos para quando a vida voltar ao normal?

Investir em capacitação; melhorar e otimizar processos; conhecer novas estratégias de mercado.

De fato, uma das lições que a pandemia nos trouxe foi planejar! Inclusive planejar como minimizar os impactos que ela mesma causou. 

Se em algum momento você se pegou estudando estratégias para reverter cenários causados pelos impactos da pandemia, acreditamos que o material de apoio que desenvolvemos possa ser interessante para você.

Dessa forma, reunimos todo o nosso conhecimento após anos estudando o mercado, e aplicamos no e-book:

As Melhores Estratégias para driblar os Impactos da Crise no seu Hospital

Que te despertará insights para aperfeiçoar ainda mais suas estratégias de gestão.

E o melhor de tudo é que você pode ter acesso a este conteúdo gratuitamente basta clicar no botão abaixo.

lições que a pandemia trouxe

Enfim, aproveite esse espaço abaixo e compartilhe conosco nos comentários abaixo o que você aprendeu de novo durante esse tempo?

Você aprendeu a manusear alguma nova ferramenta? Ou a desenvolver alguma nova função?