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Liderar equipes à distância: o desafio dos gestores

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Liderar equipes à distância: o desafio dos gestores

Liderar equipes à distância: o desafio dos gestores

  • Posted by Renan Alves
  • On abril 28, 2020
  • 0 Comments
  • boas práticas, equipe hospitalar, Liderança, produtividade

liderar equipe à distânciaSeus colaboradores estão em trabalho remoto e você precisa geri-los, mas você tem dúvidas de como liderar sua equipe à distância?

Está com dificuldades em manter seu time motivado e teme uma queda na entrega dos resultados?

Continue lendo este artigo e você terá em mãos dicas que farão você mudar sua visão sobre como liderar equipe à distância!

Pois é… estamos vivendo um cenário atípico com o isolamento social em enfrentamento ao coronavírus, e grande parte das empresas estão adotando os modelos de trabalho remoto, mais conhecidos como home office.

Adotar esse modelo de trabalho dá a sua empresa pontos positivos, pois mostra a valorização e a humanização na gestão dos colaboradores. Mas infelizmente esse cenário não é possível em todas as instituições, um exemplo disso é a falta das ferramentas de trabalho adequadas. 

Se não é o seu caso e você tem um time trabalhando de casa, você precisa mantê-los motivados e sem perder a qualidade de trabalho! Pensando nisso, separamos algumas dicas que te ajudarão nesta tarefa! 

Dicas práticas para liderar sua equipe à distância

Para agregar na sua gestão à distância listamos algumas ações práticas que você como gestor precisa tomar para não deixar a produtividade do seu time cair!

Estabelecer metas te ajuda a manter tudo em ordem

Como no trabalho presencial, delegar funções e estabelecer prazos para entrega deixa a gestão do seu time mais fácil. Assim você garante a entrega das demandas de cada colaborador dentro do prazo previsto.

E claro, estabelecer metas pode te ajudar a manter outras questões em dia!

Cultura Organizacional

Se na sua instituição já são praticados hábitos relacionados aos prazos de entregas de demandas, fluxograma de processos e até mesmo estrutura para reuniões, estabelecer metas para cada um desses itens reforçará a prática destes hábitos mesmo com os colaboradores não ocupando o mesmo espaço físico.

Horário de Trabalho é importante

Ao estabelecer uma meta você desperta a responsabilidade da participação de cada colaborador do seu time, e o compromisso com os horários se torna uma habilidade natural, mesmo com a flexibilidade de horário que às vezes o home office oferece.

Por falar em flexibilidade de horários essa é uma expertise que você como gestor precisa ter ao liderar equipe à distância.

Registro de Ponto

Manter este hábito mesmo trabalhando de casa pode ser um desafio para alguns, e cabe ao gestor de uma equipe garantir que seja cumprido de acordo com o estabelecido.

Conhecer o tempo de execução de cada atividade te ajuda a delegá-las com maior assertividade para que ela seja cumprida dentro da jornada de trabalho pré-estabelecida. 

Logo, você não cai nos relatórios de equipes que precisam sempre realizar horas-extra para entregar suas demandas.

Mantendo o foco no trabalho

Ao estabelecer metas a uma equipe você como líder desperta o senso de participação de cada membro da equipe e esse objetivo passa a ser de todos.

Assim é mais fácil garantir que todos mantenham o foco no trabalho mesmo com as diversas distrações que o trabalho remoto pode oferecer.

Redesenhar os processos para home office te garantirá sucesso

Sabemos como foi difícil para os especialistas e planejadores das empresas desenharem um processo que rode perfeitamente, mas se o cenário de trabalho remoto é algo temporário e você não quer perder produtividade nesse período, é melhor dar a devida atenção a esta etapa.

Pense em como cada tarefa pode ser executada de forma mais simples e sem um grande volume de interferências. Isso fará com que sua equipe seja mais flexível e menos dependente de você.

Isso nos leva para a etapa de…

Otimizar etapas dos processos

Não estamos falando de mudar radicalmente os fluxos de trabalho.

Mas entenda, durante o trabalho home office seu colaborador que depende de uma assinatura ou liberação de algum documento de outro departamento por exemplo, não pode ficar refém deste documento para concluir uma demanda.

Otimizar processo destrava demandas!

Sendo assim valide com os gestores de outros departamentos uma maneira de oferecer mais autonomia aos times para executar suas atividades.

Reúna-se virtualmente

Quando falávamos de cultura organizacional mencionamos sobre manter as reuniões e como isso faz parte do trabalho de liderar equipe à distância.

Essas reuniões são de extrema importância pois são nelas que repassamos qualquer tipo de alteração nos modelos de trabalho, além de reforçar ao seu time que eles fazem parte de uma equipe.

Escolha as ferramentas de reunião online que melhor atenda sua necessidade, como por exemplo: Skype, Zoom Meetings, Google Hangouts entre outras opções disponíveis.

Acompanhe resultados

Essa habilidade já faz parte da rotina de um líder, mas ao liderar equipe à distância deve redobrar sua atenção aos resultados.

E isso não deve ser objetivado somente em cobrar produtividade do seu time, ou de mostrar para seus superiores seus avanços.

Acompanhar resultados e apresentá-los aos demais integrantes de uma equipe como forma de reconhecimento é satisfatório e motivador.

Esteja sempre disponível para auxiliar seu time

Tudo pode ser novo e cada profissional tem sua particularidade. Existem aqueles que se resolvem muito bem sozinhos, e tudo bem quanto aqueles que precisam de uma atenção maior. Afinal, estar sempre disponível para atender seu time é papel de um gestor que deseja manter a produtividade de uma equipe home office.

Se sua instituição já tem um canal de comunicação oficial então é por lá que você sempre deverá manter contato com seu time. Precisou se ausentar por algum motivo? Informe-os! Ou simplesmente deixe um recado em algum campo desta ferramenta como por exemplo, status, resposta automática e,  na pior das hipóteses, altere seu nome de usuário como por exemplo:

[EM REUNIÃO] Seu nome

O importante é garantir que uma atividade não deixou de ser executada por falta de suporte a um colaborador, para isso existem também diversas ferramentas para comunicação, os chats de mensagens instantâneas como WhatsApp, Slack, Fuze, Troop.

Mas não se esqueça nada substitui os convencionais e-mails para formalização de informações importantes.

Ferramentas de gestão à distância

É bem provável que você já utilize ferramentas que te auxiliem a gerir seu time mesmo presencialmente.

Aproveite o desafio de liderar equipe à distância e implemente um sistema de gestão de colaboradores como por exemplo: Trello, Jira, Asana.

Com esses sistemas você consegue construir um projeto, delegar funções e acompanhar visualmente através de painéis o andamento de cada atividade, além de outras funções como estabelecer prazos, receber alertas. Vale a pena consultar alguma opção caso você ainda não utilize nenhuma.

Liderar sua equipe à distância, pode te render boas experiências utilize este tempo para colocar em prática ideias e projetos que você idealizou.

Nesse artigo você aprendeu…

  • Dicas de como liderar sua equipe à distância;
  • Como estabelecer metas te ajuda a manter a casa em ordem;
  • Revisão de processos para home office podem ser necessárias para garantir o sucesso;
  • Reuniões são fundamentais para manter um time unido em um propósito;
  • E acompanhar os resultados também;
  • Estar sempre disponível para seus colaboradores é essencial;
  • Ferramentas para liderar sua equipe à distância.

Por fim a principal dica deste artigo é: mantenha seu time engajado através de conhecimento. O bom líder deve partir do princípio de que nem todo colaborador tem acesso a todas as informações necessárias.

Para isso promova ações de conhecimento, desperte o interesse nos seus liderados, mostrando que podem existem métodos diferentes de executar tarefas, e que esses métodos podem trazer resultados melhores.

Crie o hábito de compartilhar dicas e macetes ao seu time, assim você garante que sua equipe esteja sempre atualizada e estabelece uma relação mútua de confiança entre equipe e líder.

Para te ajudar separamos um conteúdo publicado aqui em nosso blog com 30 dicas para executar demandas home office, que tal enviá-lo a seus colaboradores?

 

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