Como detectar se meu hospital precisa de ajuda?

meu hospital precisa de ajuda

Responder a pergunta: “Meu hospital precisa de ajuda?” pode não ser uma tarefa fácil, mas é o primeiro passo para garantir a retomada das atividades com qualidade.

Podem existir diversas maneiras para identificar os sinais que um departamento ou uma instituição inteira  precisa de ajuda na administração hospitalar.

Isso não quer dizer que seu hospital esteja sendo mal administrado.

Talvez seja apenas reflexo das mudanças comuns que acontecem no mercado e ainda não foram realizadas as devidas adaptações.

Sentir o clima da instituição e analisar o território, pode te ajudar a entender em que momento seu hospital está e de fato se ele precisa de ajuda.

Continue com a leitura e entenda melhor como realizar essa análise! 

 

Identificando se meu hospital precisa de ajuda

Aqui, vamos te mostrar alguns pontos que podem ser analisados para identificar se de fato seu hospital precisa de ajuda, vamos lá?

 

Tem acúmulo de atividades?

Em sua equipe o acúmulo de atividades é uma queixa frequente? 

Se sim, esse é um sinal de alerta!

Sobretudo, centralizar atividades em um único colaborador ou grupo de colaboradores, pode significar que as funções e demandas não estão sendo devidamente distribuídas.

Se esse for o caso da sua instituição, a solução pode ser mais simples do que você imagina!

Reúna-se com integrantes estratégicos do seu time, analise todo o cenário em uma visão macro até identificar onde está o gargalo.

A partir daí, desenvolva um novo fluxo de trabalho, que envolve mais pessoas, tirando assim a sobrecarga de um grupo específico de colaboradores.

 

Em seu hospital existe um alto índice de retrabalho?

Quando trabalhamos com processos burocráticos é comum que revisões sejam necessárias, até entregarmos de fato as solicitações conforme manda o script.

Mas, o que não pode ser comum dentro de um hospital é o excesso de retrabalho para entrega de atividades rotineiras, como por exemplo:

  • Relatórios médicos;
  • Justificativas de Glosas;
  • Controle de EPI’s.

Garantir que a produtividade seja constante é extremamente importante, e se em algum momento seu hospital peca nesse quesito, pode ser um sinal que ele precise de ajuda.

 

Rotatividade de colaboradores nos departamentos?

Todos concordamos que um time engajado é um grande diferencial para atingir o sucesso seja em qual for a área de atuação.

E nos hospitais não seria diferente!

Mas, se em seu hospital existe uma rotatividade de colaboradores acima do normal, pode ser um sinal de alerta… algo não está certo!

Além disso, entender a evasão dos colaboradores e trabalhar para sanar as deficiências, atendendo às solicitações do time (dentro das possibilidades) pode ser uma solução prática aqui.

Seu ambiente de trabalho precisa ser agradável para todos, se não está assim, certamente você precisa de ajuda!

 

Luta constantemente contra os prazos?

Pensando na parte operacional do processo, no seu hospital os prazos são vilões?

Você precisa lutar constantemente contra eles?

Ou está tudo sob controle?

Se para você e sua equipe controlar os prazos, seja de transmissão do faturamento, emissão de relatórios, ou demais atividades, ainda é um desafio, pode ser mais um pedido de ajuda do seu hospital, fique atento aos sinais!

meu hospital precisa de ajuda

Reconhecendo o problema

Identificar pontos que precisam de apoio em um departamento ou instituição pode não ser fácil, mas só você como integrante de um time pode saber se seu hospital precisa ou não de ajuda.

Entretanto. você pode começar analisando os pontos que foram citados acima, além de utilizar sua expertise para identificar se existem outros indicadores que merecem atenção na hora de realizar essa análise minuciosa. 

A revisão das boas práticas na gestão hospitalar começa com o reconhecimento do problema, assim você passa para o próximo passo que é a busca por apoio!

Encontrando ajuda…

Ninguém melhor para te ajudar com os problemas da sua instituição do que especialistas no assunto, não é mesmo?

Poderíamos citar aqui, diversas técnicas, estratégias e hacking infalíveis para o seu hospital, mas tudo parte de uma análise, e cada cenário requer uma ação e especialista diferente.

Por exemplo:

  • Para tratar de assuntos relacionados à gestão de colaboradores… O mais indicado são especialistas em Recursos Humanos.
  • Para questões com documentos e legislações… Um time de advogados e consultores jurídicos poderão te ajudar!
  • Agora, se seu problema é com as contas médicas, faturamento hospitalar, ou ainda recursos de glosas hospitalares, conte com a gente!

Somos pioneiros e especialistas em gestão de recebíveis, automatizamos o envio de XML, auxiliamos no recurso de glosas, e o melhor de tudo: sem perder a eficácia do trabalho!

Por fim, como dito… “Ninguém melhor para te ajudar com os problemas da sua instituição do que especialistas no assunto”. Não gaste mais esforços com as contas médicas!

Converse agora mesmo com um de nossos especialistas e descubra como podemos te ajudar.

meu hospital precisa de ajuda