O que é a Tabela Simpro?
- Posted by Wellington Sousa
- On maio 8, 2023
- 0 Comments
Você sabe o que é Tabela Simpro? Sabe como aplicá-la em seu faturamento hospitalar? E como consultar sua atualização?
Temos tem a famosa questão: Essa tabela de fato está em desuso?
Vamos responder a essas dúvidas e destacar as principais informações sobre o que é Tabela Simpro. Por isso, trouxemos tudo que você precisa saber para trabalhar com esse balizador.
Como funciona a Tabela Simpro?
Revista Simpro
Antes, saiba que a Tabela vem de uma Revista.
A Simpro é uma revista Paulista da área da saúde que destaca as informações ligadas a saúde suplementar. Sua circulação é bimestral, contendo as principais notícias de relevância do meio.
Por mais que seja uma revista, ela contém versões físicas e online. O diferencial da Simpro, na realidade, é a publicação de uma tabela que contém informações (códigos e preços) de materiais e medicamentos de laboratórios parceiros: a Tabela Simpro.
O mercado da saúde suplementar, em sua grande maioria, norteia suas negociações baseados nos valores publicados nesta tabela.
Ela descreve os principais procedimentos e medicamentos utilizados durante os atendimentos médicos hospitalares. Além disso, serve também como referência para a tarifação dos procedimentos que serão faturados mais tarde.
Além disso, a Tabela Simpro determina um padrão a ser seguido, o TUSS – Terminologia Unificada da Saúde Suplementar. Ao mesmo tempo, o TUSS determina como cada item deve ser descrito em uma Guia de Faturamento Hospitalar.
O que movimenta o negócio hospitalar na saúde suplementar são os custos de procedimentos, materiais e medicamentos. Portanto é extremamente importante a organização e padronização no faturamento destes itens, seguindo as regras e normas propostas, neste caso da tabela Simpro.
Em entrevista para o Canal GesSaúde, o Diretor Jurídico da Associação dos Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (AHSEB), Agnaldo Neto, a Tabela Simpro é considerada um balizador para a saúde suplementar, pois ela determina:
• Código – Padronizando a identificação de produtos no ato do faturamento, facilitando a comunicação entre operadores, prestadores e fornecedores.
• Valor – Apresentando precificação exata de cada material, além de nortear as negociações entre operadores e prestadores de saúde.
Curiosidades sobre a Tabela Simpro
Para trabalhar com esse balizador, é interessante conhecer sua origem, principalmente pelo fato de ainda existir tabelas novas que são criadas embasadas nas tabelas anteriores.
Conheça um pouco do cronograma e acompanhe a linha do tempo da história das tabelas de precificação e códigos.
- 1964: Criação da primeira tabela de códigos e procedimentos escrita por médicos da época, tinha 2040 códigos que eram revisados periodicamente.
- 1990: Tabela de Honorários Médicos (THM) comumente conhecida como Tabela AMB-90 (Associação Médica Brasileira) desenvolvida em um cenário da nossa história econômica em que passávamos pelo Plano Collor.
- 1992: AMB-92 veio como uma atualização definitiva da sua tabela antecessora a AMB-90 e foi revogada em 2003.
- 1993: Criação da tabela proposta pela Ciefas (Comitê de Integração de Entidades Fechadas de Assistência à Saúde)
- 1996: Lista de Procedimentos Médicos ou simplesmente LPM-96 em sua primeira e principal edição, e que foi extinta em 2004.
- 2003: Tabela Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) ano em que teve sua primeira edição e ainda é fortemente utilizada até hoje.
Estas tabelas são diferenciadas conforme a descrição de valores, algumas publicadas com valores de medicamentos e procedimentos em “porte”, em que é necessário a conversão dos valores para o real.
Já outras tabelas, como a Ciefas, por exemplo, que foi publicada com a precificação na moeda vigente.
Houve exceções, como as Tabelas AMB-90/92, que foram precificadas em CH (Coeficiente de Honorário), em que o faturista precisava converter o valor para realização dos faturamentos, neste caso, conversão para o real.
Outras tabelas importantes:
Sobretudo, além deste histórico são disponibilizadas ao mercado outras tabelas que servem de referência para negociações específicas, são elas:
- Brasindice – Guia Farmacêutico com principais fornecedores do país.
- Rol de Procedimentos ANS – Guia proposto pela Agência Nacional de Saúde Suplementar
- Tabelas de Planos de Saúde
- TGA (Tabela Geral de Auxílios) Proposta pela Plano CASSI
- SulAmérica
- Bradesco
Qual a sua opinião sobre a Tabela Simpro e sua aplicação? Aliás, você tem enfrentado alguma dificuldade?
Comente aqui embaixo!
0 Comments