7 coisas que seu faturamento diz sobre o seu hospital

O departamento de faturamento hospitalar tem como principal característica a disciplina constante e, claro, o cumprimento de regras.

Isso porque a rotina daqueles que trabalham na área é composta por atividades de controle e análise do ciclo de despesas da empresa.

Conhecer detalhadamente sobre as normas, processos e atividades pertencentes ao setor facilita muito seu dia a dia. 

Até porque lidar com nosso próprio dinheiro já é difícil, imagina lidar com um volume expressivo de verba de uma instituição, sem saber à risca de como tudo funciona?

Apostar em ferramentas para garantir ainda mais sua eficiência é essencial, seja na versão de checklists, conteúdo de revisão de normas ou o que melhor se encaixar a sua necessidade!

Hoje nosso objetivo é saber se estamos acertando ou deixando a desejar em alguns pontos? 

Por isso listamos 7 pontos que pode falar muito sobre o seu hospital?

Está preparado? Confira a seguir:

Você entrega o faturamento no prazo?

Quando se tem uma entrega do faturamento no prazo, significa que sua equipe está extremamente comprometida. Apesar de aparecer imprevistos ou demandas inesperadas no meio do caminho, todos se esforçam para cumprir com seus compromissos no dia e data certa.

Caso sua empresa apresente muitos atrasos de entrega, pode ser interessante avaliar a situação para ver o que está acontecendo.

Se é alguém que está sobrecarregado, se é alguma dificuldade na hora do fechamento, se são problemas no seu sistema… Dependendo, a resolução pode ser mais fácil do que imagina.

Sua equipe não apresenta muitas horas extras?

Se nos relatórios dos indicadores de sua organização, o faturamento apresenta baixo índice de horas extras, PARABÉNS!

Significa que sua equipe está bem estruturada e é dedicada dentro do horário de trabalho por entender a importância de não realizar trabalhos fora do horário do expediente.

Já se o cenário da organização em que trabalha for o oposto, é sinal de tomar cuidado.

Procure entender se demandas extras são recorrentes, se há colaboradores sobrecarregados ou até mesmo se tem alguma parte específica do processo da área mal entendido e consequentemente mal executado.

Sua instituição tem baixo índice de glosas?

Se sua instituição apresenta recorrente baixo índice de glosas, saiba que as etapas do processo estão sendo executadas sem o menor problema. Continue motivando e dando abertura a sua equipe para comunicar-se internamente caso algo saia do normal.

Se esse não é o caso do seu ambiente de trabalho, está tudo bem. Nós podemos te ajudar a reduzir o índice de suas glosas. Clicando aqui te contamos mais sobre esse assunto.

Seu departamento não apresenta rotatividade de colaboradores?

Isso diz que você tem um ótimo ambiente de trabalho e oferece bons benefícios. Atualmente esse é um diferencial enorme porque motiva sua equipe a continuar colaborando com a sua instituição da melhor forma.

Na sua operação não tem breakdown?

O termo breakdown geralmente é utilizado no mercado financeiro para demonstrar uma queda brusca na produtividade e nos resultados.

Se você não presencia esse cenário com tanta facilidade significa que você está no caminho certo, pois isso mostra que minimamente você tem trabalhando para garantir a constância nos seus resultados.

Todo o time informado e bem alinhado?

Se o time de faturamento é bem informado e alinhado, significa que o gestor da área trabalha a comunicação assertiva

Essa prática é excelente para equipes em geral. Isso porque além de aumentar o respeito entre as pessoas, ajuda na resolução de conflitos e na capacidade de negociação.

Seu time interage bem com os demais departamentos?

Se a equipe interage com os demais departamentos de maneira natural e tranquila, significa que possuem um bom relacionamento interpessoal.

Fato que contribuiu e muito para um bom clima organizacional, estimulando uma maior produtividade e engajamento na instituição.

 

Esses pontos podem dizer muito ou não sobre sua instituição, isso é você quem definirá o que de fato faz sentido no seu cenário!

Nosso objetivo ao trazer esses indicadores para discussão, é levar à reflexão sobre a maneira com que as organizações e os colaboradores executam as atividades.

Como parceiros de hospitais e clínicas de diferentes portes, entendemos que o processo de maturidade e aperfeiçoamento do negócio só vem com a prática!

Para garantir uma boa execução das atividades práticas é aconselhável uma base sólida de conhecimento teórico.

Por isso destacamos um conteúdo para te auxiliar a entender um pouco mais sobre as boas práticas para execução de atividades, confira no artigo: Produtividade no Faturamento Hospitalar: Manual do Gestor, como extrair o melhor resultado de sua equipe!