Fale com um Especialista
  • Home
  • Sobre nós
    • Missão, Visão e Valores
    • Linha do Tempo
    • Faça Parte
  • Soluções
    • Zero Glosa
    • ZG Transmissão
  • Cases
  • conteúdos
    • Blog
    • Ebooks
    • Notícias
  • contato
  • Home
  • Sobre nós
    • Missão, Visão e Valores
    • Linha do Tempo
    • Faça Parte
  • Soluções
    • Zero Glosa
    • ZG Transmissão
  • Cases
  • conteúdos
    • Blog
    • Ebooks
    • Notícias
  • contato

Profissional do futuro no setor da saúde: saiba como ser um

  • You are here:
  • Home
  • Profissional do futuro no setor da saúde: saiba como ser um
Profissional do futuro no setor da saúde: saiba como ser um

Profissional do futuro no setor da saúde: saiba como ser um

  • Posted by Renan Alves
  • On janeiro 16, 2020
  • 0 Comments
  • boas práticas, Gestão em saúde, Liderança, Profissional do Futuro

Profissional do futuro no setor da saúde: saiba como ser um

Falar em profissional do futuro no setor da saúde é falar de evolução dos métodos de trabalho. Para fazermos essas projeções estudamos o relatório da World Economic Forum que estima que em 2025 o tempo gasto por humanos na execução de tarefas será reduzido em 23%. Já os trabalhos automatizados que hoje somam 29% do tempo, passarão a representar 52% do tempo de execução.

Sendo assim, podemos entender que será preciso estar cada vez mais qualificado pois, além da concorrência entre humanos, os computadores e softwares farão grande parte do trabalho operacional.

O mundo como vemos hoje está prestes a mudar. Aposto que você já consegue observar essa mudança em seu local de trabalho, com isso são desenvolvidas técnicas e métodos que tem o objetivo de auxiliar na adaptação a essas mudanças.

Jacques Bughin, da consultoria empresarial McKinsey, desenvolveu em parceria com os outros escritórios do mesmo seguimento uma pesquisa sobre as Mudanças de Habilidades Profissionais, no setor da saúde constatou-se que:

“De acordo com nossa análise, no setor da saúde a necessidade de habilidades físicas e manuais aumentará até 2030. Essa variação reflete as habilidades motoras e a força necessária para cargos como atendimento a idosos e fisioterapia e também habilidades motoras precisas/refinadas exigidas de enfermeiros.”

A necessidade do aperfeiçoamento é real, muito se fala em “Soft Skills”, na tradução literal “Habilidades Interpessoais”. Essas habilidades são encaradas em diversas empresas como a forma de relacionamento entre os colaboradores e como isso interfere na produtividade de um time.

E se você não quer ficar de fora de toda essa evolução do mercado, é preciso adaptar-se. Por isso, te convidamos a seguir a leitura para conhecer algumas das soft skills mais adotadas por profissionais no mundo todo.

Soft Skills e Habilidades do Profissional do Futuro na Saúde que você precisa colocar em prática

Neuroplasticidade: a capacidade de entender mudanças

O termo pode até assustar, mas é até simples e pode nos ajudar bastante em nosso dia a dia.

Embora atualmente esse termo seja bastante explorada pelos profissionais de Coach, estudos sobre a neuroplasticidade foram propostos há anos pelos cientistas Hodgkin e Huxley e falam basicamente sobre a capacidade de adaptação, aprendizagem e reaprendizagem.

Neuroplasticidade = capacidade de adaptação, aprendizagem e reaprendizagem.

Também conhecida como Plasticidade Neural, é a forma com que nosso sistema nervoso se modifica estruturalmente e funcionalmente devido aos padrões que seguimos, e passa a reorganizar-se funcionalmente podendo ser observado no córtex adjacente e no hemisfério contralateral que são áreas que compõe nosso cérebro.

A máxima de que nosso corpo se acostuma com novos hábitos é comprovada cientificamente. Logo somos cobrados por isso como profissionais, não é à toa que a adaptação é uma característica do profissional do futuro.

Suporte ao coletivo: comunicação em todos os cantos

O trabalho em equipe continua em alta, porém com uma nova roupagem. Você pode ser o analista de uma empresa do México e desenvolver suas atividades de um escritório em São Paulo. Dessa forma, respondendo todas suas demandas em inglês e ainda ter que se adequar ao fuso horário. Entende a complexidade? Mas isso já é uma realidade em muitas empresas.

Se a comunicação passa a ser primordial. A adaptação a novas culturas é a chave para que isso aconteça e para que você como profissional do futuro consiga executar suas atividades com eficiência. Conhecer a ponto de saber diferenciar e respeitar as mais diversas culturas, principalmente aquelas que você conviverá no mercado, será um diferencial que contará pontos a favor.

Além disso, para ser um profissional do futuro, especialmente no setor da saúde, é preciso entender que o coletivo é importante. Sendo assim, é cada vez mais necessário saber trabalhar em diversos grupos.

Como profissional atuante na área da saúde como isso se adequa a minha realidade?

Você já sabe o que o UHC2030?

O UHC2030  é um projeto que compõe a Plataforma do Fórum Econômico Mundial, com apoio do The World Bank e a Organização das Mundial de Saúde (OMS), que propõe viabilizar em todo o planeta o acesso a saúde privada.

Isso não necessariamente significa caridade, mas estuda políticas para tornar mais viável os atendimentos médicos, promovendo o acesso à saúde em diversos países.

E ainda por cima movimentando os setores e subsetores envolvidos nos processos clínicos, além de gerar experiência aos indivíduos envolvidos nestes processos contribuindo com aprendizagem e conhecimento.

Isso é o futuro da democratização da saúde!

Esta é a única parceria internacional entre sociedades, instituições privadas e governo. E você ainda acha que não faz sentido se moldar a este novo mercado?

Analítico

Se os softwares calculam os dados, os humanos tomam decisões. Afinal de contas os computadores ainda não desenvolveram senso crítico e, por enquanto, essa é uma habilidade que não nos podem substituir. Portanto, é importante investir em habilidades analíticas.

O Relatório de Riscos Globais, por exemplo,  identificou a Cibersegurança como um dos riscos do futuro. O mesmo também destacou os impactos financeiros, descrevendo que durante o ano de 2017 as principais fontes de perdas foram através de ataques e pedidos de resgate de dados, representando 64% dos envios de e-mails spam.

Então já podemos prever que profissionais analíticos, que tem como diferencial a tomada de decisões de forma estratégica serão bem-sucedidos no mercado de trabalho do futuro.

Metainteligência emocional: saber lidar com você mesmo

Se tudo muda o tempo todo e existem milhões de pessoas ao seu redor, você precisa lidar com elas de forma assertiva. Portanto é mais do que justo você saber lidar também consigo mesmo, saber controlar e liberar suas emoções e usá-las de forma estratégica.

A crescente demanda e o acúmulo de funções podem fazer o profissional de hoje se desestabilizar emocionalmente. Contudo garantir que isso não ocorra no ambiente de trabalho faz parte do pacote das Soft Skills que compõe o profissional do futuro no setor da saúde.

Psicoterapias, atividades de imersão e autoconhecimento garantirão que além do controle emocional, você desenvolva comunicação assertiva e uma avaliação clara dos seus sentimentos.

Isso se aplica em saber lidar com as emoções e sentimentos do outro, já que vivemos em sociedade e desenvolvemos trabalhos em equipe, logo, empatia é primordial. Sendo assim a inteligência emocional é uma das características fortes para o profissional do futuro.

Gestão de pessoas: liderança não é mandar

No futuro haverá mais espaço para bons profissionais no mercado, então os gestores precisaram ser ainda mais assertivos em delegar e gerir pessoas.

A aplicação desta Soft Skill é válida para ontem! Se você ainda não expandiu sua capacidade de criar conexões e de gerir pessoas certamente você está perdendo tempo e oportunidades.

Com os avanços tecnológicos cada profissional do futuro passa a ser valioso na empresa em que atua, e essa valorização precisará ser explicitada quanto empresa para com o colaborador.

Entenda como essas características se completam:

É necessário ter uma inteligência emocional para construir empatia, e só então gerir de forma responsável um departamento, uma vez que compreender a necessidade do outro é papel fundamental de um líder.

Se você quer aprender ainda como usar sua gestão para extrair o melhor do seu time, te indico a leitura do artigo: Liderança: gere resultados com sua gestão

E quando falamos de conexões obviamente falamos de criar networking. Neste sentido podemos citar então um estudo proposto por Paul Zak, à Stanford University, sobre como a ocitocina se tornou o hormônio para a construção das relações interpessoais e também nas relações de negócios.

Depois de 20 anos de estudo o neurocientista apresenta dados que nos auxiliam a melhorar nossas relações, e esses dados inclusive podem ajudar nos negócios.

Organizações com elevados níveis de confiança construíram ambientes 74% menos estressantes, aumentando em 50% a produtividade, além de um time 76% mais engajado.

Para aumentar seus níveis de ocitocina você pode simplesmente ter mais contatos físico, abraçar, apertar as mãos, praticar boas ações, ser adepto a meditação e praticar exercícios físicos.

Por fim descobrir formas de explorar isso é de grande valia para se tornar transparente e ético nas relações no mercado de trabalho é obviamente é uma das características do profissional do futuro.

Criatividade: como não ser mais um na multidão

Esta é uma das habilidades que já é considerada um diferencial nos profissionais de hoje, para o profissional do futuro então ser tornará decisiva nas contratações. Especialmente no setor da saúde onde problemas surgem o tempo todo.

Embora hoje a facilidade de conectar informações e a partir disto desenvolver novos métodos de resolução de conflitos já enchem os olhos dos gestores hoje, quem dirá no futuro!

Essa habilidade é essencial para que os profissionais do futuro no setor da saúde tirem o máximo proveito das novas tecnologias disponíveis. E terão pontos extras aqueles que não tem medo de se arriscar e ousar em novas decisões.

E engana-se quem pensa que a criatividade é um dom só para quem nasce com ele.

Não se é criativo, se torna criativo!

Expanda seu cérebro para similaridade das coisas e construa novos sentidos através de ideias, isso vem naturalmente quando você expande os conteúdos que você consome.

Aqui vão algumas dicas:

  • Leia livros diferentes dos que você é habituado a ler;
  • assista filmes e documentários;
  • aprecie artes plásticas;

Ou seja, construa um background de ideias no seu intelecto, a partir disto você conseguirá construir suas próprias ideias.

Se você quer aprender mais sobre como explorar essas soft skills e desenvolver sua criatividade, existem opções online para isso, como o curso Soft Skills: The 11 Essential Career Soft Skills.

Considerando que no mercado de trabalho do futuro os softwares serão os principais provedores de soluções, é necessário então que existam seres humanos criativos e curiosos para despertarem a necessidade dessas soluções, é daí que nascem novas ideias!

Questionador: perguntar não é ser chato

Nesta skill, o profissional do futuro no setor da saúde precisa desenvolver de forma empreendedora a tomada de decisões, procurando fazer isso da forma mais correta possível.

O pensamento crítico desperta nos profissionais outras técnicas, como a lógica e o intelecto.

Partindo do pressuposto que as novas tecnologias serão testadas e consequentemente aperfeiçoadas, o fato de questionar sua usabilidade pode resultar em ideias que auxiliem os processos de melhorias.

Solucionar problemas não será uma tarefa fácil no futuro, por isso questionar o porquê das coisas pode ser considerado o primeiro passo que te ajudará a ter ideias inovadoras. E ainda te faz um profissional de referência dentro de uma empresa.

Se hoje aquele colaborador que é o único da empresa que sabe resolver aquela fórmula do Excel já é valorizado por todos, imagina no mercado de trabalho do futuro, quando um software importantíssimo recém implantado apresentar falhas?  Queira você ser este profissional capaz de resolver estes problemas.

E se você pensa que no seu segmento essa habilidade não será tão aplicada, te apresento o projeto Moldando o Futuro da Saúde e Assistência à Saúde onde a proposta é desenvolver um painel que permitirá às instituições de saúde estimar previamente os custos associados a um surto de doenças infecciosas.

O projeto de Segurança em Saúde tem o objetivo de preparar as instituições em todos os aspectos inclusive financeiros, para um contingenciamento de suprimentos para gestão de epidemias, evitando assim os diversos impactos até mesmo perdas financeiras.

Negociador: gerenciamento de conflitos é tudo!

Uma outra Soft Skill para um bom profissional do futuro é o senso de negociação. Saber negociar com tantos bons profissionais que estarão no mercado de trabalho do futuro será um diferencial e tanto.

Buscar o equilíbrio entre as partes envolvidas em uma negociação não será uma tarefa fácil nos novos modelos de negócio. Apenas um volume reduzido de profissionais buscará os melhores resultados para suas empresas, a sua  argumentação será ouro!

Estas habilidades não serão restritas somente aos profissionais de gestão, ou de negócios, essa Soft Skill é esperada de todo o quadro colaborativo de uma empresa.

E esse mesmo senso de negociação é válido para as negociações internas, de demandas, prazos e execução de processos. É aqui que entram as boas práticas de negociação de um profissional do futuro, que precisam ser sempre pautadas no bom relacionamento entre colaboradores.

Considera-se também as formas de expressão uma das qualificações dos profissionais do futuro:
  • uma boa comunicação para formular e-mails,
  • desenvolver documentos,
  • gerir reuniões

Tudo isso são características primordiais para o bom andamento dos fluxos e processos de uma corporação.

Ou seja, um profissional que se expressa bem, obviamente atingirá com maior facilidade seus resultados, por conquistar as melhores oportunidades.

Para saber ainda mais sobre os profissionais do futuros e as mudanças nas formas de trabalho, leia o relatório A Natureza Mutável do Trabalho desenvolvido pelo The World Bank indicado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O objetivo deste artigo é sim te despertar o senso de urgência e mostrar que as habilidades dos profissionais do futuro já é uma realidade. Existem muitas pessoas se capacitando para isso, não fique para trás e garanta sua empregabilidade no futuro.

E o futuro que estamos falando é algo bem próximo o UCH2030 tem o prazo de entrega para daqui 10 anos.

Para fazer parte deste movimento é importante se especializar e adquirir também habilidades técnicas. Elas serão pré-requisitos em um futuro muito próximo, alguma delas já são diferenciais no mercado atualmente.

Sendo assim sempre haverá algo novo para aprender. E se ainda assim você acha que já sabe o suficiente para executar sua função dentro de uma empresa, vá atrás do seu diferencial, descubra algo ainda não estudado no seu nicho de mercado.

Os conhecimentos gerais que determinam o comportamento social, como economia, ciência política, tecnologias, marketing entre outros. Esses conhecimentos irão te agregar bagagem cultural para construir o seu diferencial competitivo.

O que vimos até aqui?

  • Que o mercado está caminhando para a era dos profissionais do futuro.
  • As soft skills são habilidades que você precisa começar a colocar em prática hoje.
  • Algumas das habilidades que precisa desenvolver para se tornar um profissional do futuro, são elas:
    • Ter neuroplasticidade
    • Prestar suporte ao coletivo
    • Ser analítico
    • Ter metainteligência emocional
    • Saber gerir pessoas
    • Despertar minha criatividade
    • Ser questionador
    • Saber negociar

Então para você coloque em prática essas skills, o único caminho é o conhecimento adquirido através do estudo.

Por isso, quebre o paradigma de que você já sabe de tudo e comece hoje se especializar em algum assunto, seja referência!

Busque por temas que são promissores e estão em alta no seu nicho de mercado. Estude-s a fundo para se tornar um especialista.

Que tal começar agora?

Vamos desenvolver a gestão de pessoas?

Indico a leitura de um artigo que te auxiliará a extrair o melhor da sua equipe

Time produtivo – veja como extrair o melhor da sua equipe hospitalar

 

0 Comments

Leave Reply Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes
  • 10 anos de ZG Soluções
  • Guia Rápido com tudo que você precisa saber sobre LGPD
  • Gestão hospitalar: análise dos modelos de remuneração na gestão hospitalar aliadas à tecnologia
  • Como liderar as novas gerações?
  • Não existe almoço grátis no refeitório hospitalar

Práticas para um bom relacionamento entre operadores e prestadores de saúde

Previous thumb

O que é Tabela Simpro e tudo que você precisa saber

Next thumb
Scroll
CONTATO
(62) 3096-9494
comercial@zgsolucoes.com.br
Av. República do Líbano N. 838
St. Aeroporto | Goiânia – Goiás
74070-040
REDES SOCIAIS
  • Contato
  • Faça parte
  • Home
  • Zero Glosa
  • ZG Transmissão
  • Conteúdos
  • Política de Privacidade

 2021©  ZG Soluções | todos os direitos reservados | desenvolvido por eidam & co.