Como um sistema de gestão de glosas pode auxiliar a rotina do seu departamento?

Com um sistema de gestão de glosas, além de entregar as demandas do faturamento e conciliação de contas com maior assertividade, é possível gerenciar todo o processo e colaboradores envolvidos nele.

Quer saber como?

Te convidamos a prosseguir com a leitura, assim você compreenderá na prática, como um sistema de gestão de glosas pode te ajudar.

A importância de fazer uma boa gestão de glosas

Para compreender a efetividade de um sistema de gestão de glosas, primeiramente, é indispensável ter bem alinhado os processos necessários para uma boa gestão de glosas. Só assim será possível compreender como ele pode ser eficiente para as instituições.

E se ainda existe alguma dúvida sobre este processo, ou caso queira se especializar neste assunto, te indicamos a leitura do guia “Glosa médica: O guia completo” disponível aqui em nosso blog.

O fato é, não há fórmula mágica para realizar uma boa gestão de glosas. Mas, existem sim, técnicas e estratégias que podem ser replicadas para alcançar bons resultados.

O que podemos te adiantar é que tudo parte de…

  1. Um bom gerenciamento das informações recebidas pelas equipes médicas e das operadoras de saúde;
  2. Organização no ambiente de trabalho;
  3. Sempre estar em dia com os prazos pré-definidos.

 

E sabe como alcançar o êxito nestes três fatores? 

Isso mesmo, através de um sistema de gestão de glosas!

E justamente sobre isso que falaremos a seguir, acompanhe…

 

Como um Sistema de Gestão de Glosas pode ajudar minha instituição?

Pense em sua instituição como um grande Database, isso mesmo daqueles que armazenam diversas informações recebidas diariamente através de atendimentos realizados, guias emitidas, notas geradas e daí por diante.

A partir disso imagine que cada departamento do seu hospital possui uma pasta nesse Database com diversas subpastas, por exemplo: Financeiro > Faturamento > Auditoria > Consolidação…

Logo, você verá que para acessar com facilidade alguma informação específica é necessário saber exatamente onde ela está localizada… imagina que você precisará percorrer manualmente todo o caminho até chegar a pasta procurada.

Um sistema de gestão de glosas vai além da gestão de documentos e arquivos do faturamento.

Ele guiará a equipe ao caminho que precisa ser percorrido até chegar ao fim do processo, que consiste na conciliação final onde as contas faturadas versus recebidas fecham.

E neste processo ele atua em diversas etapas, confira adiante onde ele está presente.

Soluções aplicadas no meu dia a dia

Gerir glosas não é apenas uma etapa do processo hospitalar, esta é uma responsabilidade que inicia desde a recepção do paciente na unidade de saúde. Afunilando o processo pensando em setor financeiro, veja onde um sistema de gestão de glosas está presente.

No faturamento

Quando pensamos no ciclo que a receita hospitalar percorre até chegar de fato ao faturamento, é possível ver a ação de um sistema de gestão de glosas quando integra com o sistema de faturamento proporcionando:

  • Monitoramento de contas;
  • Saldo de glosas;
  • Gerenciamento de recebimentos.

Na conciliação

Fechar a conta e identificar os pagamentos recebidos é o desafio em cada fim de ciclo de faturamento. Justamente por isso, o apoio de um sistema de gestão de glosas identificando os valores pagos e itens glosados é primordial e pode agilizar significativamente o tempo gasto na conciliação financeira.

Na emissão de relatórios consistentes

Quanto seu hospital perde com glosas por mês? Quais são seus principais deflatores? Essas perguntas só são possíveis de serem respondidas após a análise de relatório consistentes. Para emitir estes relatórios de forma assertiva somente com um bom sistema de gestão de glosas.

Na gestão de equipes

Acompanhar a produtividade individual de cada analista, gerir os prazos de envios de lotes, visualizar o status e progresso da análise de glosas estão entre as atribuições de um gestor. Por sua vez, facilitar estes quesitos está entre os escopos de sistema de gestão de glosas para facilitar a rotina de gestão.

Após o coleta de dados, e a transformação destes dados em relatórios, é possível embasar as decisões estratégicas para gerir equipes, garantindo bons resultados.

Lembra que falamos lá no início deste texto que “não há fórmula mágica para realizar uma boa gestão de glosas“? 

Pois bem! O segredo está em entender seu processo e escolher uma solução que melhor se adeque na demanda do seu departamento.

Confira no vídeo abaixo a simulação da rotina de um departamento financeiro hospitalar, e veja se você se identifica.

ZG Soluções

Pioneira no sistema de gestão de glosas a ZG Soluções construiu expertise de mercado, fruto do networking e participação nos cases de sucesso dos seus mais de 250 hospitais parceiros.

Essa história foi escrita ao longo de 10 anos de estrada que hoje está presente em todas as regiões do país. 

Tudo isso com o objetivo de simplificar o mercado financeiro hospitalar quando o assunto for gestão de glosas.

Zero Glosa

O gerenciamento de contas médicas de maneira simplificada, hoje só é possível com o auxílio de soluções que apoiem desde os faturistas aos gestores, é justamente sobre isso que se trata o Zero Glosa.

A leitura e transmissão dos relatórios XML’s e a análise de glosas fica muito mais rápida e segura com o apoio do Zero Glosa. Ao mesmo tempo,  o acompanhamento de produtividade dos analistas e o monitoramento de glosas em tempo real prestam suporte a equipe de gestão.

Por isso a importância de um sistema de gestão de glosas que te entregue relatórios e indicadores consistentes. Assim fica mais fácil a tomada de decisões e o planejamento estratégico do departamento.

Quer falar com um de nossos consultores sobre como estes problemas afetam sua instituição?

Clicando no botão abaixo você pode solicitar o contato de um de nossos especialistas que te ajudará a entender como um sistema de gestão de glosas pode auxiliar a rotina do seu departamento.