O que é a Tabela Brasíndice?
- Posted by Wellington Sousa
- On maio 9, 2023
- 0 Comments
- faturamento hospitalar, gestão de glosas, gestão hospitalar, processo hospitalar, tabela brasindice
Criada a mais de 45 anos, a Editora Andrei é responsável pela reprodução da Revista Brasíndice, que tem objetivo de atender o corpo clínico de instituições de saúde, estudantes e pesquisadores em todo o país. Saiba agora o que é a Tabela Brasíndice.

Por que você deve conhecer a Tabela Simpro?
Entendendo o modelo
O objetivo central da revista, que também possui um Portal Eletrônico, é de agregar conhecimentos compartilhados entre profissionais, além de noticiar e informar sobre os avanços do mercado.
Produzida no estado de São Paulo, a revista tem edições quinzenais e apresenta temas como:
- Legislação
- Farmácia e Medicina
- Glossário
- Artigos Hospitalares
- Equipamentos
- Mercado Farmacêutico
Além disso, suas edições divulgam também a Tabela Brasíndice, que reúne precificação de medicamentos com objetivo de servir de referencial para contratos de prestação de serviços hospitalares.
Com o foco em precificação de medicamentos, o diferencial da Tabela Brasíndice é definir os então conhecidos PF – Preço do Fabricante e o PMC – Preço Máximo ao Consumidor, referências fundamentais para a gestão do Faturamento Hospitalar e negociações com operadoras de saúde.
Para que você entenda com mais detalhes sobre faturamento hospitalar, baixe agora gratuitamente o nosso eBook: Faturamento Hospitalar: O Guia Completo
Dados e Valores da Tabela Brasíndice
Vale ressaltar que não somente nesta tabela, mas em todas as tabelas de precificação, os valores estabelecidos não consideram as alíquotas ICMS praticadas em cada estado, sendo necessário efetuar este cálculo no ato do faturamento.
Por ser de grande circulação e de periodicidade constante, a Tabela Brasíndice é considerada em diversos contratos de prestação de serviços hospitalares como referencial de preços.
Por mais que seja de grande aceitação, esta não é uma tabela oficial. Isso ocorre porque ela não é definida em conjunto com os órgãos públicos reguladores.
Entretanto, a Anvisa determina mensalmente, com o auxílio da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), o Preço Máximo ao Consumidor para compra de medicamentos.
Este outro cenário contempla a comercialização de medicamentos entre farmácias e consumidor final, diferente da Tabela Brasíndice, que visa as negociações entre Farmacêuticas e Hospitais mediados pelas operadoras de saúde através do Preço do Fabricante.
Entenda a diferença entre Brasíndice e CMED
Você já consultou a Tabela Brasíndice? Como foi a sua experiência?
Conta pra gente na aba de comentários abaixo.
0 Comments