
UX Design e Faturamento Hospitalar: Como isso pode dar certo?
- Posted by Renan Alves
- On junho 16, 2021
- 0 Comments
- boas práticas, faturamento hospitalar, produtividade, Tecnologia, UX Design

O que os termos UX Design e Faturamento Hospitalar têm em comum?
Como essa fusão pode dar certo?
Independente do seu porte, um hospital enfrenta um desafio diário que é: O FATURAMENTO!
Lidar com diversas operadoras, regras de negócio e organizar um fluxo de trabalho eficiente que reduza glosas.
No fim do processo de faturamento, podem demandar muito tempo e esforço.
A boa notícia é que para atender essa necessidade você pode contar com o auxílio de soluções que atuem de forma preventiva.
Mostrando problemas futuros e ainda por cima, dando uma visão macro aos gestores de situações que ajudem a traçar estratégias reativas.
Entendendo o UX Design
Para nós da área do desenvolvimento, um grande desafio é especificamente a User Experience Design (Experiência do Usuário) ou simplesmente “UX Design”.
Que tem relação com o atendimento de diversos cenários e a utilização dentro de uma única plataforma.
Entenda um pouco mais sobre UX Design no vídeo produzido pelo Daniel Furtado, criador do canal UXNOW.
Para tanto, nossa proximidade com o usuário proporciona aprendizado constante e isso se transforma em inovação!
Essa atuação próxima ao usuário é uma das primícias do UX Design, pois buscamos compreender suas experiências como um todo.
Vale ressaltar que, quando falamos de usuários muitos podem ter a ideia de que estes são apenas os clientes da solução produzida.
Porém os dois, tanto usuários quanto clientes, que em alguns momentos podem ser distintos, são importantes no processo produtivo das soluções.
Entenda melhor…
Quem é o cliente?
Na prática é a pessoa que paga a conta, é o contratante da solução!
No cenário hospitalar, o cliente aqui pode ser o Coordenador de Contas, o Diretor Financeiro, ou até mesmo o Diretor Geral de um hospital.
Precisamos da visão do cliente, suas necessidades e expectativas, no entanto nem sempre o cliente é o usuário.
Compreender tudo que envolve o cenário desse usuário é crucial para o desenvolvimento.
Quem é o usuário?
Ainda no cenário hospitalar, o usuário é a pessoa que de fato opera a solução, podemos enxergá-lo como: O Faturista, o Analista de Contas Médicas, e até mesmo o Supervisor de Faturamento.
Para garantir que as soluções funcionem corretamente entre UX Design e Faturamento Hospitalar, esse contato com o usuário precisa ser constante.
Pois as mudanças ocorrem a todo momento e precisamos estar sempre atentos para traçar estratégias futuras de desenvolvimento.
UX Design e Faturamento Hospitalar
O papel do UX em um time de desenvolvimento se assemelha muito ao papel do gestor de contas médicas em um hospital. Ambos buscam a prevenção de problemas.
Claro que não podemos prever todo e qualquer problema. Mas a partir do momento que compreendemos o usuário, é possível traçar estratégias e soluções que testamos e avaliamos antes mesmo de desenvolver uma solução.
Reduzindo assim os erros que poderiam aparecer ao longo da construção e utilização de uma solução, minimizando os custos com o retrabalho.
“Solução e prevenção são as palavras chaves para o time de UX Design e Faturamento Hospitalar”
(Paula Gama, UX Design na ZG Soluções)
Em resumo, antecipamos os cenários de uso para um momento de criação, utilizando protótipos e fazendo simulações com possíveis usuários para detectar problemas e melhorias.
É essa a oportunidade de testar, validar e aprofundar ideias, todo esse trabalho colaborativo é o que traz a inovação para o negócio.
Atualmente o UX Design já tem ajudado muitas instituições de saúde, através de soluções hospitalares com o foco na experiência do usuário.
Desenvolvendo soluções responsivas que atendam as expectativas tanto de clientes, quanto de usuários.
Neste trabalho, o time de UX Design precisa conhecer cada vez mais as rotinas dos departamentos financeiros de uma instituição de saúde.
Garantindo assim a entrega de soluções que somem e agreguem todo o processo hospitalar.
Esse não é um trabalho fácil! Além de demandar o domínio de ferramentas de UX, o conhecimento da área de atuação é indispensável para atingir o sucesso.
Outro fator importante é estar sempre atento às mudanças e atualizações constantes que sempre acontecem, independente do segmento de atuação.
Isso é fruto de um bom relacionamento e comunicação, que por sinal é essencial para um bom trabalho, mas isso já é assunto para outra hora.
Gostou deste conteúdo?
UX Design, Desenvolvimento de Soluções e Rotinas Hospitalares te interessa?
Então você precisa assinar nossa newsletter para ficar sempre por dentro destes e outros assuntos.
Não perca mais tempo, assine agora!
0 Comments