Software de Gestão de Glosa: como escolher o seu?

Um software de gestão de glosa pode ser uma mão na roda quando utilizado da maneira certa, mas principalmente quando se tem uma boa ferramenta nas mãos.

Por isso, vamos destacar alguns cuidados que sua empresa precisa ter na hora de escolher essa ferramenta. Afinal de contas, ela pode mudar a forma com que sua instituição lida com as contas médicas.

Para que serve um software de gestão de glosa?

Antes de mais nada, queremos deixar claro algumas funções de um software de gestão de glosa que é capaz de auxiliar seu departamento em diversas etapas do “pós-faturamento” hospitalar, como por exemplo:

  • Identificação de glosas;
  • Envio de XMLs;
  • Recursos de glosas;
  • Notificação de recebimento e envio de recursos;
  • Conciliação de contas;
  • Monitoramento de resultados.

A medida em que ele deixa de ser apenas um software de gestão e se torna uma ferramenta estratégica, que quando bem escolhida pode ser responsável por ótimos números em seus relatórios.

Justamente por isso, queremos que você não tenha dúvidas na hora de definir uma boa solução para o seu hospital. 

Como escolher um bom software de gestão de glosa?

Acreditamos que um bom sistema de gestão de glosa carrega com si, não só o nome de uma empresa, mas um pacote de atribuições que de fato façam sentido e sejam úteis para a rotina do seu departamento.

São nessas atribuições que você precisa estar atento na hora de definir a ferramenta ideal. Confira a seguir:

Realiza integrações?

Certamente a rotina da administração hospitalar é corrida e demanda agilidade, não é mesmo? Justamente por isso,  alimentar os dados de um software de gestão de glosa manualmente pode não ser o ideal.

Por isso, busque por soluções que tenham processos automatizados e, se possível, valide as integrações disponíveis. 

Acredite! Essa atribuição é essencial para que haja agilidade na hora de gerir as contas hospitalares.

Quais convênios atende?

De nada adianta você ter um sistema de gestão de glosa que não atenda os principais convênios do mercado. 

Na hora da sua escolha verifique quais são suas principais operadoras e valide se a solução atende ao seu volume. Assim, considerar a cobertura de planos de saúde da ferramenta que está prestes a contratar é essencial. 

Ps: Pode ser que nem toda solução atenda a convênios regionais, por isso se atente a escolher aquela que for mais abrangente, mesmo que isso não signifique contemplar tudo em um primeiro momento. 

Faz a automatização dos processos?

Ao passo que o hospital que está à procura de um sistema de gestão de glosa, você está atrás da otimização de tempo e resultados, a automatização deve ser considerada neste cenário.

Afinal, esta atribuição não está ligada somente ao fato da ferramenta realizar parte do processo sozinha, mas com os benefícios que ela carrega em consequência disto:

  • Agilidade na execução dos processos;
  • Controle de tempo;
  • Acompanhamento da produtividade dos colaboradores;
  • Assertividade na entrega de demandas;
  • Aumento na entrega de recursos no prazo;
  • Entre outros.

Tem Suporte Técnico efetivo?

Sem dúvida, implantar um software de gestão de glosa requer conhecimento de processos. 

Então, busque o conhecimento prévio sobre a efetividade e disponibilidade do suporte técnico que a empresa responsável pelo sistema de gestão oferece. Isso evitará conflitos futuros, além de estreitar o relacionamento entre sua empresa e a empresa do seu sistema de gestão de glosas.

Possui Customer Success?

Diferente do suporte técnico, o Customer Success, conforme a tradução literal para o português diz “Sucesso do Cliente”, trata-se de um profissional ou uma equipe, que o fornecedor do seu software destina para garantir a efetividade do serviço contratado.

Isso significa que o prestador busca se certificar de que você faça o melhor uso da ferramenta.

Esta modalidade de profissional já é bastante comum no meio de soluções e automações em tecnologia, e deve ser considerada pelo seu hospital na hora de contratar uma solução. 

Quais os cases de sucesso da empresa?

Tudo certo! Até aqui você já considerou todos os pontos citados acima. Agora, você já está convicto da solução que você deseja implementar em seu hospital. Por isso, considere fazer também uma pesquisa de mercado.

Sim, você não entendeu errado! Pesquisa de mercado. 

Procure pelos clientes que são atendidos pela empresa a qual que você deseja firmar parceria, veja os números alcançados por eles, o tempo para atingir os resultados, e como eles chegaram a esses objetivos.

Visto que algumas dessas informações podem ser obtidas pela própria empresa responsável pela solução. Algumas empresas inclusive possuem páginas com seus cases de sucesso

Mas lembre-se, cada empresa possui estratégias e cenários distintos, por mais que a comparação com outros hospitais seja inevitável, sempre cabe a máxima que diz:

Ações iguais, em cenários distintos, resultam em resultados diferentes! ” 

Recapitulando

Até aqui você leu sobre os pontos que sua empresa precisa considerar na hora de escolher um bom software de gestão de glosa. Vamos recapitular?

  • Integrações;
  • Convênios;
  • Automatização dos processos;
  • Suporte Técnico efetivo;
  • Customer Success;
  • Cases de sucesso da empresa.

Estes são apenas alguns dos pontos que destacamos para que você possa obter êxito ao escolher um software de gestão de glosa. Contudo,  internamente você precisa definir algumas questões como: 

  • O que seu hospital espera de uma solução? 
  • Qual a disponibilidade para investimento?
  • Qual sua demanda?

Responder essas perguntas podem te guiar nessa decisão!

Por fim, se você não quer perder mais tempo, e muito menos dinheiro, conheça a solução pioneira no mercado na redução de glosas e otimização de trabalho.

Os números falam por si:.

  • Redução de 91% do trabalho manual;
  • 83% menos do tempo gasto em análise de glosas;
  • Cobertura de 85% das operadoras do mercado;

O Zero Glosa está presente em mais de 250 hospitais pelo Brasil, e está a um passo de também estar presente na sua instituição. Saiba mais sobre essa solução e descubra como ela pode mudar a rotina do seu departamento financeiro: